Uma "bola" de Chicharros ( Trachurus trachurus ) agrupa-se, a cerca de 10metros de profundidade, entre o olhar atento dos cagarros e a voracidade do grande cardume de Bonitos que se aproxima...
Várias dezenas de Bonitos ( Katsuwonus pelamis ) começam a caçada obrigando os Chicharros a subir sendo completamente encurralados entre o grande cardume de predadores e o bando de cagarros que chega a mergulhar a 15m de profundidade para ter direito à sua refeição.
O cardume começa a ser separado em partes mais pequenas e começam-se a juntar mais predadores...
Rabilos ( Thunnus thinnus ) com mais de 200kg juntam-se ao frenesim que se torna num expetaculo impressionante..
Antes de o cardume de Chicharros ser completamente dizimado, um Rorqual boreál ( Balaenoptera physalus ) chega a tempo de proclamar a sua refeição até que o imenso azul volte á calmaria de um dia de condições raras para fotografar a mais de 20 milhas da costa...
Pois é pessoal, eles andam aí! Apenas através de muita recolha de informação, paciencia e preparação de material adequado se chega a este nível de caça, pesca ou apenas fotografia subaquática em mergulho livre, como foi o caso destas grandes fotos.
Um sincero agradecimento ao Carlos Mendes, instrutor de mergulho e guia turístico do Hotel Ocidental, por nos ter disponibilizado estas fantásticas fotos conseguidas apenas por alguém muito experiente e conhecedor das águas Açorianas.
David Ochoa e José Silva
3 comentários:
Belas fotos n a palavras!! mt mas mesmo mt bem conseguidas!! Parabens...
Ganda documentário... gostei muito!
Continua Ochoa com esse excelente trabalho que estás a fazer com o Zéé ;)
força continuem!
abração
Belo report pessoal
parabens e continuem ;D []
Postar um comentário