Bem vindo ao blog Entre Mares

Este blog é direccionado a todos os apaixonados pelas actividades subaquáticas dando especial destaque à caça submarina.

Tentamos dar a conhecer algumas espécies características das ilhas e os seus hábitos apelando a uma caça selectiva de todos os troféus que tornam as nossas ilhas tão especiais.

Focamos ainda uma caça muito particular que é a caça no azul que prima pela captura de grandes troféus sendo o exemplo máximo da caça selectiva. Neste contexto disponibilizamos informação sobre algumas espécies do azul, novidades de material, e capturas mais recentes da comunidade.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou curiosidade.

domingo, 29 de novembro de 2009

Some shots from the blue

Uma "bola" de Chicharros ( Trachurus trachurus ) agrupa-se, a cerca de 10metros de profundidade, entre o olhar atento dos cagarros e a voracidade do grande cardume de Bonitos que se aproxima...



Finalmente o frenesim tem início...



Várias dezenas de Bonitos ( Katsuwonus pelamis ) começam a caçada obrigando os Chicharros a subir sendo completamente encurralados entre o grande cardume de predadores e o bando de cagarros que chega a mergulhar a 15m de profundidade para ter direito à sua refeição.




No meio do festim predatório aparece um pequeno cardume de Antognia capros, uma espécie caracteristica das ilhas dos Açores




O cardume começa a ser separado em partes mais pequenas e começam-se a juntar mais predadores...







Rabilos ( Thunnus thinnus ) com mais de 200kg juntam-se ao frenesim que se torna num expetaculo impressionante..



Antes de o cardume de Chicharros ser completamente dizimado, um Rorqual boreál ( Balaenoptera physalus ) chega a tempo de proclamar a sua refeição até que o imenso azul volte á calmaria de um dia de condições raras para fotografar a mais de 20 milhas da costa...


Pois é pessoal, eles andam aí! Apenas através de muita recolha de informação, paciencia e preparação de material adequado se chega a este nível de caça, pesca ou apenas fotografia subaquática em mergulho livre, como foi o caso destas grandes fotos.

Um sincero agradecimento ao Carlos Mendes, instrutor de mergulho e guia turístico do Hotel Ocidental, por nos ter disponibilizado estas fantásticas fotos conseguidas apenas por alguém muito experiente e conhecedor das águas Açorianas.

David Ochoa e José Silva

3 comentários:

Azoresub-Bluewater disse...

Belas fotos n a palavras!! mt mas mesmo mt bem conseguidas!! Parabens...

Gui Bruges ® disse...

Ganda documentário... gostei muito!

Continua Ochoa com esse excelente trabalho que estás a fazer com o Zéé ;)

força continuem!
abração

NC disse...

Belo report pessoal


parabens e continuem ;D []